segunda-feira, 2 de julho de 2018

TRANSLUCIDEZ





Lúcido como o fio de uma navalha
atravesso a rua
no instante
exato.
A vida em volta me atordoa.
Esta correria, este zumbido, este medo – é isto
a vida?
Lúcido,
me perco,
reparto-me em calçadas, andares, repartições, sobrelojas,
me esqueço,
deixo de ser-me: sou todos,
nada.
Lúcido – como suportar?
A vida em volta me atordoa,
me machuca, me mastiga, me consome.
De noite na cama,
pergunto: quem sou eu? qual meu nome?
No entanto aqui na rua é inútil a rima, é inútil a dúvida.
Olha, o sinal logo abre.
Meu Deus, tanta zoeira, poeira nos olhos, amargo na boca,
meu Deus, tanto nojo! É isto, a vida? Como suportar?
Lúcido como o fio de uma navalha
atravesso a rua
no instante
exato
em que
um reflexo de sol me cega os olhos.

Otto Leopoldo Winck

Nenhum comentário: