quarta-feira, 12 de junho de 2019

Carta ao jovem menestrel



Para um dedo de prosa

Carta ao jovem menestrel

Quero conduzir-te a sítios, guiando-te de um lado para o outro; sou eu, teu garoto. Venha comigo repousar neste quintal; já posso ver-te em mim, tenho a chave do portão do jardim, cá dentro em nós.

Andemos, mãos dadas; diz-me tudo quanto preciso olvidar. Em tua presença falar é despir meu imo, é tornar ao instante indelével. Não determina o tempo as contas dos nossos contos nos recantos deste eido prazenteiro, onde Jeliel está debruçado sobre a sua criação.

Cantarei só pra ti todas as estações; o eterno retorno das flores; a vedada senda deste prado. Que coisa madura e divertida, rir! Quero contigo tornar ao meu desígnio, ser teu instrumento. Vem seguir-me o passo e trasbordar de luzes na luz das manhãs. Tens algum engano? Alguém já te deu carinho? Gosto do teu beijo; minha face brilha num sorriso.

Toda vontade nos renova o viço, nesta seara de poesia; tudo, aqui, há. O cessar da rota solar no ocidente é belo e, à noite, guardo uma surpresa; neste canteiro de erva verde nos permitimos; a árvore de todos os frutos nos extingue a fome; há um salto d’água de fonte virginal, gotículas do véu de sua queda flutuam úmidas e refrescantes no espaço; quão mais sincera for tua anima ao gozar, aqui, nestes círculos de homogeneidades mais estarás ao centro, espírito. Adorar a graça é refazermo-nos, melhor.

Venha, que sou guia dos mistérios cultivados neste campo; posso regar seu rego e desfazer as nuvens nos céus; quiçá, o rebroto, neste pomar fecundo floresça-me, frutificando em ti. Queres um arco colorido, no firmamento dos astros, de extraordinários matizes? Derramar a florescência da palma das mãos, entre os dedos, neste chão? Permitas-te desejar-te; é esse o encanto.

Fabio Freire      

Nenhum comentário: