quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Só me faltava essa




RIO DE JANEIRO - No Rio Grande do Sul, um cidadão, acho que uma autoridade local, está processando o Google por conta de uma informação que considerou, além de falsa, prejudicial à sua imagem e carreira. Uma juíza deu liminar, não sei se a favor ou contra a ação.
O problema é dos mais recorrentes, desde que entramos na era digital. Não apenas o Google, mas também outros provedores, inclusive os usuários habituais que navegam livremente na internet, transmitem ou retransmitem dados e informações errados e, na maioria, mal-intencionados. A tecnologia ainda não criou (e acho que dificilmente criará) um recurso eletrônico que apure a infinita massa de comentários, notícias, críticas e até mesmo insultos que rolam pelas telinhas de todo o mundo.
De minha casa, aqui na Lagoa (RJ), posso acusar de adultério a mulher de um vereador nas ilhas Papuas (se é que lá existem vereadores). Não me custa nada, além do acesso normal ao meu equipamento.
No caso do Google e de outros provedores mais sérios, acredita-se que haja uma rotina técnica que impeça certos abusos, inclusive por uma questão de credibilidade. Mas o universo virtual é mais infinito do que o próprio universo que os cientistas declaram finito.
Tudo fica possível, como queria Machado de Assis.
Outro dia, numa discussão sobre o assunto, o Gabeira considerou a parte mais irresponsável da internet como instrumento do ressentimento e do ódio. Além da invasão da privacidade em muitos casos, há o insulto ou a denúncia sem possibilidade de a vítima replicar ou contestar.
No meu caso pessoal, já tomei conhecimento de que publiquei um livro que nunca escrevi ("Cadernos do Fundo do Abismo") e de que sou feliz possuidor de uma excelente criação de búfalos na zona missioneira do Rio Grande do Sul.


CARLOS HEITOR CONY - 29 Sep 2011 


Nenhum comentário: