quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Tesourinhas de unha




RIO DE JANEIRO - Na minha crônica anterior, citei um especialista que garantiu uma terceira guerra mundial na base do arco e flecha.
Nada de lutas corpo a corpo, baionetas, trincheiras, questões econômicas ou territoriais. Haverá um equilíbrio nuclear que espaçará batalhas na base do custo-benefício. Somente grupos terroristas terão motivação para bagunçar o coreto mundial.
Citei também que, recentemente, no aeroporto de Viena, tive de tirar os sapatos -medida de segurança já adotada em quase todo o mundo. O que me espantou foi o exame minucioso que fizeram na minha bagagem de mão, confiscando minha tesourinha de unha, uma Solingen que me acompanhava havia anos.
Bem, com arco e flecha eu até poderia criar uma confusão durante o voo, mas considero remotíssimas as possibilidades de sequestrar um avião com uma tesourinha de unha, pilotá-lo até a Casa Branca, o Capitólio ou a basílica de São Pedro e fazer um estrago considerável no concerto dos povos.
De qualquer forma, do jeito como as coisas estão indo, medidas cautelares devem ser tomadas para impedir ou adiar, dentro do possível, a próxima e terceira guerra mundial.
A única certeza é que ela não será como as outras, "day by day", avanços e recuos em terrenos pantanosos, mudanças de tática, ordens do dia inflamadas, boletins da CNN e da BBC. A tecnologia já existente e acessível não apenas às grandes potências, mas aos grupos fundamentalistas espalhados por todos os continentes, impedirá o armagedon previsto no Apocalipse.
O negócio terá de ser feito na base do arco e da flecha previstos pelo especialista, ou com tesourinhas de unha que conseguiremos esconder em nossas sacolas de mão.
Desde a Guerra do Peloponeso não temos uma guerra que mereça um Tucídides.


CARLOS HEITOR CONY -  15 Sep 2011 

Nenhum comentário: