domingo, 17 de fevereiro de 2013

Comentário dos comentários II





O já citado comentarista, por várias vezes informou que 'Agora tem mulheres puxando samba'. O incauto não sabe, que primeiro, não é de agora que mulheres cantam samba. Em Curitiba, mesmo, Orminda Rosa, a 'Mãe Orminda', foi a primeira mulher no Brasil, a 'cantar' samba enredo na avenida. Segundo que o termo 'Puxador' foi tão exaustivamente combatido pelo 'Saudoso Interprete Jamelão', que em honra a ele, todos os cantores de samba enredo, desde então, são chamados de "Interpretes".

O fato de haverem mais mulheres hoje, como primeiro Intérprete ou não, só mostra o valor que a mulher tem e que já aprenderam de sobejo a mostrar ao que vieram. Eu como homem quero aplaudir cada uma delas, e dizer:

- Façam mais. Muito mais!

A 'Escola Unidos do Bairro Alto' entrou com alegoria representando um parque, e o locutor desconhecia, ou ao menos não lembrou o nome do dito cujo..., parque. Sabe aquele parque que tem um torre com uma cúpula não redonda, bicuda que tem uma passarela coberta que liga a torre a outro prédio, etc. É estava tudo lá, e o 'Nobre comentarista' esqueceu o nome..., "Tanguá".

Aqui quero tecer um elogio a moça, Tati Ayres, outra locutora, que conjuga muito bem os verbos e saiu do convencional, 'vai fazer', ela afirmou 'fará'; deixou de ser a comum do 'vamos ver', e citou 'veremos', e assim por diante. Essa moça merece meus parabéns. Até esse momento se salvou.

Bem continuou a transmissão, entraram comerciais, institucionais ou coisa que o valha e quando voltaram pra avenida, não mostraram a homenagem ao 'Maé'.

Nesse meio tempo, houve a troca dos apresentadores. Outros assumiram os postos, Maurício Cruz e Abonico Schimidt. Que me perdoem se a grafia dos nomes estiver errada. (Não pesquisei).

Seguindo, os locutores comentaram que o 'Casal' de 'Mestre Sala e Porta Bandeira', São cópias da 'Ópera Barroca Francesa'. Bem, ou eles estudaram demais, e eu sou uma completa topeira, ou tem alguma coisa errada. Meus parcos conhecimentos, são só..., 53 anos de Carnaval, me ensinaram que a 'Corte Portuguesa' quando veio para o Brasil, era totalmente moldada na 'Cultura Francesa', mas, o que os locutores devem ter confundido é que a 'Ópera Barroca Francesa', e o 'Minueto', surgiram lá pelo século XVII, ou seja, mais de 200 anos depois da Corte Portuguesa ter desembarcado no Brasil. Por outro lado, o 'Minueto', apresenta a dança em salões, com 'Casais' trocando 'Meneios' e 'Singelezas', e a ópera, são vários cantores e cantoras - atores e atrizes, sobre um palco, onde não há dança, e sim cenas, com todos vivendo cada uma, uma personagem. Logo, o Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, representa muito mais uma encenação da 'Dança do Minueto', que uma ópera. Baseando-se eles, os locutores, na indumentária, se esqueceram que era aquele figurino, a roupa da época.

Desse momento em diante, pensei que a coisa mudaria, ao menos, demonstraram esses novos comentaristas, um pouco de cultura. Se certa ou errada..., é outra história.

E..., começaram os dois a fazer um verdadeiro... 'Samba Do Crioulo Doido'. (E novamente cito o Stanislaw Ponte preta). Entra a 'Unidos do Bairro Alto', e o Luciano a chama de 'Unidos do Bairro Novo'.

A repórter de pista, solta uma pérola dizendo que havia 'Duas mulheres' - 'Puxando O Carnaval', creio que ela se referia as duas 'Princesas do Cortejo Real do Carnaval'. Nesse momento a 'Rainha' não aparecia na imagem.

Abonico sendo gentil, deu boa noite aos..., 'Expectadores'. (Sem comentários). O termo..., 'Na verdade'..., permanece. Incansavelmente, é repetido.

Em determinado momento, nos muitos comentários vazios, criaram uma nova figura para o desfile. A 'Passista Destaque'. Das duas uma. Ou 'Passista', ou 'Destaque De Chão'. Porque além dessas duas configurações, as outras 'Belíssimas Mulheres' que se apresentam durante o desfile, cada uma delas tem uma 'Definição De Função' bem explicada. E também existem 'Passistas' do 'Sexo Masculino', só que nenhum foi mostrado.

Quando entrou a 'Embaixadores Da Alegria', três situações me despertaram novamente a atenção. Primeira, ver o ' Édson DÁvila' que até pouco tempo era uma criança, atuando na 'Harmonia' com 'Rádio Comunicador' e tudo. É a nova geração do Samba que está aparecendo. A segunda foi ver os Intérpretes José, Hernani, e mais uma moça, (Me parece que o nome é Poli. Perdoe-me se eu estive errado), e sentir a falta do meu amigo, 'Damasceno', pessoa que eu sei, vive..., porque respira 'Embaixadores'.

Nesse meio tempo, em que me dediquei mais a ver as imagens, porque estava cansado de ouvir 'Abobrinhas', ouvi outra que preciso marcar. Passava o casal de 'Mestre Sala e Porta Bandeira', e o locutor chama a moça de..., 'Porta Estandarte'.

Aqui uma nova observação. Vi o 'Preto Joia', aparecer à frente da 'Embaixadores', desde a largada, e no final, a caminho da 'Dispersão', quem aparece? - Ele fechando o 'Desfile'. Sem contar as inúmeras vezes que o vi, durante o desfile. Olha aí..., 'Pessoal de Harmonia'..., esse cara é um exemplo.

A terceira situação foi ver o 'Presidente', 'Alberto Neumann' na Bateria. Isso é a meu ver, uma lição de humildade. Seria ali 'Um Momento Ideal' para uma entrevista, mas, o 'Desconhecimento Jornalístico' perdeu a oportunidade.

E chega a vez da 'Leões da Mocidade', e de novo, algo me chamou a atenção. O 'Presidente' 'Vilmar Alves', aí sim..., 'Puxando' uma 'Alegoria'. Nesse caso, o 'Puxando' é literal. Repito o que citei antes: Era outro 'Momento Ideal' para uma entrevista, mas, o 'Desconhecimento Jornalístico' perdeu mais uma oportunidade.

A 'Leões' entrou e o pessoal da emissora, entoou o 'Samba Do Crioulo Doido', novamente. Citaram o 'Sergio Condessa' que está na 'Realeza' como 'Vice Presidente da Leões'. A hoje 'Vice Presidente', 'Vanessa Válery', virou 'Porta bandeira'. A escola 'Leões' foi chamada como..., "Embaixadores Da Mocidade". Os caras criaram uma nova escola. Risos.

Entra em quadro, o 1º casal de 'Mestre Sala' e 'Porta Bandeira', Jeandro Neves' e 'Wannelly Cruz', e são nominados como 'Vanessa e Marcelo', o 'Marcelo', atualmente está na 'Mocidade Azul'.

Depois os jovens mancebos locutores, para falarem de 'Helena Kolody', enredo da 'Leões' trocaram as bolas do único poema que sabiam. 'Pintaram' estrelas em vários lugares, menos no 'Muro' como ela magistralmente fez, e, tiveram o céu na 'Ponta dos dedos'. (Ou algo semelhante. Falaram demais e em seguida. Não deu para entender).

Aparecem novamente, 'Jeandro e Wannelly' o 1º casal, e dessa vez, foram 'Devidamente' nominados como..., '2º Casal' com que nomes? - 'Marcelo' e 'Vanessa'.

E segue..., aquele samba (O do... doido). Disseram os sisudos locutores, (que em momento algum, mostraram prazer em estarem cobrindo tal evento). A 'Fundação Cultural de Curitiba' e a 'Liga das Escolas de Samba'..., nem ouvi mais nada. Levantei e fui ao banheiro.

Entrou a 'Mocidade Azul' e foi 'Anunciada' pelos comentaristas como..., 'Mocidade alegre'.

Aparece o Grande Estilista, Figurinista e Carnavalesco, 'Ney Souzah', Figura lendária no Carnaval Curitibano, por demais conhecido, que nos merece o maior respeito, e os locutores dizem em alto e bom som..., 'Olha o Ney Lopes'. (Espero que ao menos se referissem ao 'Sambista', porque se for ao 'Jornalista', ao 'Deputado', ao 'Prefeito' e a uma série de outros 'Neys Lopes' a coisa fica mais feia ainda).

Bem meus amigos leitores. Não precisa dizer que essa foi a gota d'água. Não aguentei mais. Tirei o som da TV. Eu estava ficando irritado com tanta..., burrice.

Cinco belas imagens quero aqui marcar. (como eu disse na primeira crônica, os takes estavam bons). Vamos a elas. Na 'Embaixadores' a beleza do 1º Casal, 'Irajá e..., (Perdão Porta Bandeira, esqueci seu nome) - (Eu também erro, mas assumo). Na 'Leões' uma tomada de deslocamento do 2º Casal. Na 'Mocidade', minha querida 'Karol', num dos grandes momentos de evolução. Na 'Realeza', a 'Gracinha' de uma menininha, 'Passista Nota Dez', e para encerrar, uma passante, não 'Sambista de alguma escola', mas, 'Grande Cantora', 'Compositora', 'Professora', e outras 'cositas mas', Pri Pontes que passando a frente da Câmera..., encheu a tela.

Espero que tenham gostado do que leram. Consegui reunir as outras folhas de anotações, nesta crônica. Esperemos que mais venha, para que eu mais..., comente.

Meu abraço.
Olinto Simões

Nenhum comentário: