domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lenda do Fantasma da Praça dos Menonitas





Em Curitiba, no bairro Boqueirão, existe a Praça dos Menonitas, que é um tipo de ponto cultural e esportivo das pessoas do local. Mas, esta praça tem muitas lendas urbanas, a mais famosa é sobre um fantasma que enterrou um tesouro lá, leremos este causo abaixo:
Há alguns anos atrás, na Praça dos Menonitas, apareceu uma mendiga misteriosa, pois era muito bonita: loira, alta, olhos claros e carregava um pingente em formato de chave, numa corrente em seu pescoço. Logo, esta moradora de rua, demonstrou ser dependente química e para manter seu vício se prostituía na região.
Ela vivia dizendo que era rica e que a chave no seu pescoço poderia abrir um baú com muito dinheiro. Mas, ninguém, acreditava nisto.
Um certo dia, Adriana Silva, moradora do bairro Boqueirão e estudante universitária precisou fazer uma pesquisa sobre jornais dos anos oitenta. Assim, ela foi ao departamento de microfilmes da biblioteca central. Lá, ela começou a ver os microfilmes dos jornais velhos, quando de repente, a estudante avistou numa coluna social, uma notícia de um concurso de beleza chamado Glamour Girl. Assim, Adriana reparou que a vencedora da foto era a cara da mendiga que morava na Praça dos Menonitas e passou a acreditar que ela, realmente, poderia ser de uma família muito rica e que, provavelmente, passou a viver nas ruas por causa das drogas.
Impressionada com esta situação, Adriana foi atrás da moradora de rua e disse-lhe:
- Boa- tarde!
- Eu acredito em tudo o que você diz, pois descobri que você foi até vencedora de um concurso de beleza chamado Glamour Girl a vinte anos atrás.
A moradora de rua sorriu, pegou nas mãos da jovem e exclamou:
- Obrigada, por lembrar!
- Eu, realmente, fui muito rica. Pois nasci numa tradicional família de Curitiba, tive carreira de modelo e venci alguns concursos de beleza.
Adriana notou que a mendiga estava sem o colar com o pingente de chave e perguntou-lhe:
- Onde está sua corrente?
A loira respondeu:
- Eu enterrei o colar com a chave, porque aquele pingente é a chave para abrir um baú de tesouros que enterrei nesta praça. Eu fiz isto, pois sei que morrerei amanhã, mas minha alma sempre estará aqui vigiando o tesouro. Quando o meu espírito retornar a esta praça, eu não voltarei como mendiga, e, sim como miss.
Após dizer estas palavras a dependente química saiu correndo.
Um dia depois, a loira misteriosa sumiu da Praça dos Menonitas. Um mês depois acharam restos de um corpo, que foi desovado, na região metropolitana de Curitiba. Algumas pessoas afirmaram que tratava-se do corpo desta ex-moradora da Praça dos Menonitas.
Um mês depois, um idoso estava caminhando de madrugada nesta praça. Quando, de repente, viu uma loira com vestido longo, coroa e com uma faixa onde estava escrito: “Glamour Girl”. A mulher mostrou uma chave para ele. Porém, este senhor ficou assustado, saiu correndo e contou para os seus familiares, que eram moradores da região, sobre o que tinha acontecido.
Desta maneira, seus parentes notaram que a descrição da misteriosa dama era idêntica a da moradora da praça que tinha desaparecido.
Até hoje, algumas pessoas que passaram pela Praça dos Menonitas, de madrugada, afirmaram que viram uma loira, de vestido longo, com uma chave na mão que aparecia e desaparecia do nada. Reza a lenda que o tesouro dela está enterrado nesta praça.
Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: