quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Alteridade


Quando esbarro com um bêbado na calçada , imagino que meu pai poderia ter sido aquele homem, caso ele tivesse sido levado pelo vicio da bebida, perdido o emprego a casa onde morava e a razão. Quando vejo uma mendiga com feridas pelo corpo, pedindo dinheiro, penso que minha mãe poderia estar no lugar dela, caso tivesse ficado doente e tivesse um marido bêbado, sem emprego, sem casa e sem razão. Ao encontrar uma menina na rua se prostituindo, imagino que poderia ter sido minha irmã, se ela não tivesse educação por ter um pai bêbado, sem emprego sem casa e sem razão e uma mãe doente sem cuidados. Quando encontro um usuário de drogas vagando pelas ruas, logo penso que poderia ser o meu irmão, caso não tivesse tido educação por ter um pai bêbado, sem emprego, sem casa e sem razão, uma mãe mendiga e doente sem cuidados, uma irmã se prostituindo pelas ruas sem educação, teria ele encontrado nas drogas sua fuga da realidade. Ao abrir o jornal e ver a foto de um jovem morto, depois de uma tentativa de assalto, vejo-me no chão ensanguentado, seria aquele menino morto, caso não tivesse educação, e ido buscar na bandidagem a compensação para a minha indignação, por ter tido um pai bêbado, sem emprego, sem casa e sem razão, uma mãe doente sem cuidados, uma irmã se vendendo por falta de opção, um irmão se drogando por resta-lhe apenas a ilusão.

Rascunho JDamasio

Nenhum comentário: