sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Lenda do Surgimento da Brincadeira do Amigo Secreto



Reza a lenda que na época de Luís XV, na França, existia uma alcoviteira idosa chamada Rose Marie, que era a responsável por tarefas como: organizar eventos, sortear brindes e arrumar cortesãs para os nobres. Além disto, esta anciã era uma excelente poetisa e quando um nobre queria um poema para a amada, logo pedia para Rose Marie escrever alguns versos. O rei Luís XV sempre utilizava os serviços desta serviçal, apesar de não lhe dar o devido valor.

Um certo dia, Rose Marie pegou pneumonia e escreveu um poema pedindo para que Luís XV viesse visita-la. Mas ele não deu bola. Mesmo assim, a velhinha morreu.

Naquele mesmo ano, o castelo estava em crise e o rei logo pensou:

- Como farei para dar presentes, de Natal, a todos?

Naquela mesma noite, o espírito de Rose Marie apareceu num sonho e disse-lhe:

- Tenho a solução para seu problema. Sou descendente dos povos nórdicos e, antigamente, eles possuíam a tradição de presentear uns aos outros numa festa de culto aos deuses. Por isto, tive a ideia de fazer um jogo semelhante a este. Então, escreverei em pequenos papéis os nomes de cada pessoa que você gostaria de presentear e a sua pessoa deve propor que cada criatura destas pegue um bilhetinho destes. Desta maneira o nome que estiver nele será o da criatura que este ser deverá presentear e, assim, sucessivamente. Mas para esta brincadeira dar certo, existe uma condição: ninguém deverá confessar o nome sorteado até o dia da revelação. Pois a pessoa que quebrar esta regra não será feliz no ano novo. Deste jeito o jogo se chamará amigo secreto. Porém, para esta brincadeira não ficar tão séria, será possível trocar correspondências entre os colegas ocultos, desde que os mesmos não revelem os nomes reais, através de pseudônimos. Para isto, haverá uma urna discreta no final do corredor, aberta a todos, onde cartas poderão ser trocadas.

De repente, o fantasma da velhinha sumiu. O rei acordou e na sua cabeceira encontrou uma caixa de papel com os nomes de seus conhecidos, em bilhetinhos, dentro dela.

Assim surgiu a brincadeira chamada Amigo Secreto e se espalhou em todas as cortes da Europa.

Na crise de 1929, este jogo chegou à América do Norte, quando um dono de empresa, descendente de franceses, ficou triste por não poder presentear todos seus funcionários no Natal. Mas, alguns dias antes, da tão esperada data comemorativa, lembrou-se desta lenda sobre Luís XV e resolveu fazer o jogo do Amigo Secreto entre os empregados da sua firma. Deste jeito, o jogo espalhou-se em todos os países da América.

Luciana do Rocio Mallon


Nenhum comentário: