quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Em 1976, um ilustre desconhecido ganhou o modesto troféu "gralha azul" (prêmio cá da terrinha) como melhor contrarregra, com a peça "a torre em concurso". esse camarada era um bom ator e um bom músico, embora transitasse pelos botecos com as "celebridades" da época (cá da terrinha), ele sempre preferiu a discrição e a caverna (muito desse povo frequentou a casa desse sujeito pra tomar umas biritas, comer frango frito e bater papo); pois bem, ontem, foi a estreia de uma peça baseada em um modesto texto meu. lembrei desse cara, a cada momento, e fiquei pensando no que ele diria - possivelmente seria um nível de esculhambação além da imaginação (cresci com a convicção kafkiana de que nada que eu fazia prestava). agora, com a distância do tempo, percebo que a crítica, desse cara, era muito mais uma autocrítica, para não tecer loas à toa, e essa contaminação foi boa - para mim. esse cara - ilustre desconhecido do google - era o meu pai, que me ensinou o caminho da caverna, a discrição, que os amigos são poucos e que somente quem realmente sabe quem você é merece ser ouvido, porque "fogos de artifício" são fáceis demais e não valem o espetáculo. por fim, eu lamento que ele não tenha estado lá, com o teatro que ele tanto gostava ou no boteco para falar dos velhos tempos - mas, voltar cedo, porque sempre fomos e somos da caverna.


William Teca

Nenhum comentário: