sexta-feira, 14 de abril de 2017

Morenas dos Livros Que São Trocadas Por Loiras Em Adaptações


Há um ditado que fala que os homens preferem as loiras. Bem, através de alguns fatos que estão ocorrendo nas Artes, eu conclui que, na realidade, apesar de nem todas as criaturas do sexo masculino admirarem moças de cabelos platinados, tive a certeza de que os diretores de: cinema, teatro e televisão, independente do sexo, é que preferem as loiras. Comentarei isto através dos exemplos abaixo:
No livro chamado Querido John, do autor Nicholas Sparks, a personagem principal chamada Savannah é descrita como uma moça de cabelos escuros, pele jambo, bastante sensual e que sabe muito bem fazer os joguinhos de sedução para conquistar o herói da história. Mas, quando este livro virou filme, a diretora Lasse Hallstrom escolheu uma atriz loira para fazer o papel da mocinha. Sem falar que nesta película, toda a sensualidade desta personagem, que há no livro, foi retirada.
Há alguns anos atrás na cidade onde resido, Curitiba, fui assistir a uma peça chamada Dom Casmurro, baseada na obra homônima de Machado de Assis. Porém, estranhei o fato da personagem Capitu ser interpretada por uma atriz loira e de olhos azuis na peça. Afinal, no livro esta personagem é morena e tem olhos de ressaca. Realmente, não faz sentido ter uma Capitu de cabelos platinados e olhos claros porque o enredo gira em torno da suposta traição desta moça, que é casada com o moreno Bentinho. Porém teve um filho com cabelos claros e traços iguais de Escobar, o amigo loiro de Dom Casmurro. Portanto, não faz sentido uma atriz de cabelos platinados representando a Capitu.
Na obra intitulada A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo, a personagem principal chamada Carolina tem a pele bronzeada e cabelos escuros. Mas, em 1975, a Rede Globo lançou uma novela baseada nesta mesma obra, com a direção de Herval Rossano, onde a personagem principal foi interpretada por Nívea Maria, que na época tinha os cabelos pintados de ruivos, portanto era quase loira.
Gostaria de saber o porquê os diretores de teatro, novela e cinema gostam de mudar as cores de cabelos das personagens que são morenas nos livros. Poxa, isto é manchar a obra original e é quase uma atitude racista.
Luciana do Rocio Mallon


Nenhum comentário: