sexta-feira, 29 de setembro de 2017

BREVE POÉTICA DA LEITURA DE HAICAI



Quem se interessa pelo haicai descobre que é um poema dedicado à
natureza, ao meio ambiente (para usar uma expressão da atualidade).

O leitor de livros de haicai exigente procura saber mais do pequeno
poema, conhece dele a estrutura (redondilhas menores e maior), a
ausência de rimas, mas conta os sons na métrica, dispensa o título,
privilegia a linguagem simples.

Nota que o poema traz um efeito, um sentido no leitor, nas leituras
sugeridas, seja uma cena, uma ação, um gesto, um canto de pássaro, o
zinir do vento, o prateado do orvalho.

O haicai é um diálogo.

O poeta já se foi e deixou um bilhete, o poema, aos olhos do leitor.
Captar o sentido que nem sempre está explícito, porque pode estar
sugerido, é o deleite de sua leitura.

O poeminha não é feito de mínimo para alcançar o máximo. A pequenez de
seus três versos busca a brevidade do instantâneo, o sucinto, o
essencial. Ele não busca o máximo de sentidos, mas tão somente um
número limitado de efeitos de si para quem o lê. Às vezes apenas
aponta para um cisco na cena. Os grãos amarelos de pólen nas patas
pretas da abelha.

O fulgor do haicai, que pode durar séculos, é a de uma estrela
cadente, o piscar do pirilampo na escuridão, o som da rã ao mergulhar.

Quem quiser polissemia de palavras, múltiplos significados
metafóricos, infinitas leituras, deve buscar outro tipo de poema. O
haicai não existe para significar issos e aquilos, não há
interpretação para se fazer, nem sentidos ocultos. O que temos para
ler do poeminha está nele, brilhando como uma gota de orvalho que de
súbito escorrega de cima de uma folha.

Se tivéssemos que conhecer todos os contextos, as cenas haicaísticas,
os momentos, dos quais se capturaram os haicais, não poderíamos ser
seus leitores.

O pertencimento a uma estação ou a outra é dado pelo kigo. O termo
sazonal que nada explica, mas situa a vivência do poeta e a ecologia
do poema. Mas ninguém é obrigado a saber a lista de termos de estação
para ler haicai.

Um chavão entre os poetas do haicai, que soa como advertência, é: o
haicai que precisa de explicação, não é um bom haicai.

Porém, confesso: como leitor eu gosto de explicações e histórias a
respeito de haicais.
Assim, por exemplo, quando leio este haicai de Bashô:
-
vai-se a primavera –
os pássaros lamentam-se,
os peixes choram
-
O poema tem o suficiente, funciona sozinho e sustenta a minha leitura.
Mas é inegável haver nele uma atmosfera dramática. Seria o exagero
uma antevisão do inverno que se avizinha?
Um tradutor espanhol (Fuente) escreveu: “O final da primavera
entristece Bashô, que sente as aves e os peixes participarem de seu
sentimento.” Pode ser.

Entretanto, este poema inaugura aquela que é considerada a mais
importante viagem deste poeta peregrino. Quando está prestes a partir,
ele sente tristeza e apreensão. Os amigos o acompanham em barcos até o
início do caminho por terra. Ali ele se despede com “lágrimas de
adeus”. Depois de anotar o poema, Bashô escreve no diário: “Este poema
foi o primeiro de minha viagem. Pareceu-me que eu não avançava ao
caminhar. Tampouco as pessoas que tinha ido se despedir de mim se
afastavam, (...)”

Querer que o haicai seja outra coisa que não ele mesmo, com suas
características técnicas e artísticas, é a pior forma de leitura que
se faz, infelizmente do poema. Compará-lo, por exemplo, à arte
plástica para dizer que o haicai é muito “figurativo” e pouco
“abstrato”, é uma forma de ignorar a riqueza de sua linguagem. Ou não
teríamos um haicai, por exemplo, como este de Bashô:
-
escurece o mar –
a voz dos patos selvagens
vagamente branca
-
Aqui o poeta contrasta o escuro do mar com o branco dos gritos dos
patos, ou seja, utiliza da sinestesia, um recurso sofisticado da
linguagem.

Não estou dizendo que o haicai tenha que ter sofisticação. Sua
afirmação como poema específico na poesia universal é secularmente
definida. Sua linguagem continua sendo simples, nossas leituras é que
precisam ser aprimoradas.
-
noite de invernia –
o silêncio por pouco
sem o som do rio
-

josé marins

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