quinta-feira, 2 de março de 2017

MINHA VIDA ANTES DE VIR PRA CIDADE!


Saudades externadas em versos!
Assis Coimbra. ( Engatinhante na arte da vida e do cordel )
Antes de vir pra cidade
Eu morava no sertão,
Caçava de baladeira
De bodoque e mosquetão.
Pegava nhambu, preá,
E botava para assar,
NO BRASEIRO DO FOGÃO.
*
Mamãe trazia a cumbuca
Com farinha e feijão,
Depois misturava tudo
Pra completar o *pirão.
Dizia:- podem comer!
Que a manhã pode não ter,
NEM ANGU PRA REFEIÇÃO!
*
Num total de doze irmãos
Na escala eu era o quinto
Minha mãe trabalhadeira,
Isso é verdade, não minto.
O meu pai era um tropeiro,
Viajava o mês inteiro,
PARA NÃO NOS VER FAMINTOS.
*
Quando chegava de tarde
Ouvia mamãe chamar,
-Já chega de brincadeira
É hora de se banhar!
Ouvindo isso eu corria
E depressa logo ia,
NO RIACHO TIBUNGAR!
*
Às vezes sinto saudade
Do voo da passarada,
Do pio do bacurau
Deixando a noite encantada.
Tenho lembrança da choça,
Para o descanso na roça,
NO MEIO DA MILHARADA.
*
Do luar tenho saudades
Que alumiava o terreiro,
Dos vaga-lumes nas moitas
Brilhando que nem *braseiro.
Do milho que a gente assava
Quando a espiga encostava,
NA BRASA DO FOGAREIRO.
*
Nunca me sai da lembrança
O aboiar do vaqueiro,
Correndo atrás do gado
Com seu cachorro trigueiro.
Sempre com verso bonito,
Ecoando no infinito,
NAS SERRAS DO TABOLEIRO!.
*
Das estórias de Trancoso
Que toda noite eu ouvia,
Das caçadas de tatu
Do canto da cotovia.
Das festas de são Gonçalo,
Do belo canto do galo,
QUANDO CLAREVA O DIA!
Direitos autorais protegidos

Pela Lei nº. 9.610 de 19/02/1998.

Nenhum comentário: