terça-feira, 12 de setembro de 2017

Autorretrato


 

Certo dia eu acordei e pensei:

"Hoje vou fazer meu autorretrato!"

Levantei cheia de criatividade,então.

Me preparando,separei os materiais que iria utilizar,

alguns que pudesse precisar,

outros acho que jamais usaria,mas sei lá.

Saquei uma folha,de um papel branquinho,branquinho,

de um monte que guardara ali,bem pertinho,

sempre à mão pra uma boa ocasião.

Medi o centro da folha,tracei os espaços,

foi quando lembrei: "Não tenho retrato!"

"Como fazer um autorretrato sem o meu retrato?

Mas espera...será que um espelho não serve?

De todo jeito,sou eu mesma que vou estar lá...

Mas como vou desenhar e ao mesmo tempo me olhar?Não dá."

E não deu.

Tentei,mas não deu.

O primeiro traço já se perdeu e todos os outros ficaram ruins.

Enfim,algo então percebi:

Como,quem a si não reconhece,vai conseguir a si mesmo,enxergar?

Como,sem enxergar,conseguir avaliar?

A si mesmo,não dá.

Mas ao outro,sim.

Sempre.

Desrespeitando os espaços

vamos desenhando o caráter,

traçando o perfil,

medindo as atitudes,

destacando as falhas,

diminuindo os acertos.

Economizando nas cores,e nos materiais.

Tudo feito num papel sujo,velho e manchado.

E ainda lamentamos o mau resultado...

Viviane B. Pinheiro



Nenhum comentário: