terça-feira, 15 de novembro de 2016

O Boi de Mamão Espanhol:


Em Madri, na Espanha, existia um menino chamado Pablito, que era filho de uma costureira com um quitandeiro. Este menino gostava de nadar num lago localizado bem no meio da floresta.
Uma vez, ele estava na água. Quando, de repente, sentiu dores e começou a se afogar. Um touro, que estava pastando perto, notou o desespero do menino, jogou-se na água e salvou o garoto. Assim, os dois tornaram-se amigos e todos os dias o animal brincava com Pablito.
Um certo dia caçadores laçaram e capturaram este touro para participar de uma tourada. Pablo que viu toda aquela violência, chorou e decidiu descobrir qual seria o destino do seu amigo.
Quinze dias depois, ele compareceu à tourada onde seu animal participaria. Mas, o problema é que o toureiro levou a melhor e o animal de tanto ser espetado, faleceu.
Naquela noite, o menino dormiu na sala de costura de sua mãe. Então, Pablito sonhou com seu bicho falecido que disse-lhe:
- Meu espírito está vagando pelo mundo, mas você pode fazer um novo corpo para mim. Basta usar a criatividade.
Então, quando Pablito acordou, deu de cara com os retalhos coloridos de costura de sua mãe. Assim, ele foi para a cozinha e viu que na fruteira existiam mamões enormes.
Como um raio, ele pegou os tecidos e um mamão. Deste jeito, com a fruta ele confeccionou a cara do touro e com os retalhos fez o corpo do animal. Depois, ele chamou seus amigos, que entraram dentro da fantasia e começaram a imitar um touro pela rua. Assim, algumas pessoas passaram e gritaram:
- Olhem um boi de mamão!
Desta maneira, o boneco levou este apelido de Boi de Mamão.
Naquela mesma noite, o espírito do animal entrou dentro da veste, que ganhou vida, acordou Pablito e os dois brincaram a noite inteira.
No dia seguinte, os meninos voltaram a brincar de Boi de Mamão na rua. Quando, de repente, um produtor cultural  passou no local, observou o jogo, convidou os garotos para apresentar o boi de pano na Festa de Santa Macarena em Sevilha.
Deste jeito, as crianças aceitaram a proposta e viajaram com este organizador de eventos.
Ao chegarem lá, os garotos apresentaram uma coreografia com o Boi de Mamão simulando uma mistura de tourada com dança. Mas, uma beata ficou tão indignada com a apresentação, que jogou uma imagem de Santa Macarena, que por coincidência é padroeira dos animais falecidos, no meio do boi. Assim, os dois meninos que estavam dentro da fantasia, saíram desesperados. De repente, o Boi de Mamão virou um touro de carne osso, o mesmo amigo de Pablito de sempre.
A partir daquele dia, surgiu a brincadeira do Boi de Mamão, que foi divulgada até a Ilha de Açores, em Portugal. Então, os açorianos que vieram para o Brasil espalharam esta tradição.


Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: