sábado, 13 de abril de 2019

Areias de Portugal


– Carlos Heitor Cony


No meio do quintal, ao lado da casa, havia a mangueira, enorme, de um de seusramos o pai pendurara um balanço que teve seus dias de glória até que meu irmãodele se despencou. Minha mãe iniciou campanha feroz e bem-sucedida, o balançoserviu de lenha numa fogueira de Santo Antônio.

Naqueles dias, Humberto de Campos publicara uma página de suas memórias,evocando o cajueiro de sua infância. Meu pai lera a crônica para mim. Recortei-a dojornal e quase a decorei. Pior: procurei imitar o menino que subia nos galhos maisaltos e gritava: “Assobe, assobe, gajeiro, naquele topo real, para ver se tu avistas terras de Espanha, Otolina, areias de Portugal!”.

Passei a subir nos galhos mais altos, onde descobri um nicho no meio das folhas verdes e perfumadas – como só as mangueiras sabem ter. E lá de cima eu também gritava aos ventos da Boca do Mato, garantindo que via terras de Espanha, quando,na verdade, via apenas os tetos cor de moringa da vizinhança, ao longe a torre mais-que-branca da Matriz de Nossa Senhora da Guia e, depois, a formidável massa azuladado pico da Tijuca.

Pois ontem, tantos anos depois, sonhei com a mangueira dos dias antigos dopassado. No sonho, ela surgia destacada, talvez mais alta e mais espetacular. E comona paisagem do sonho era quase noite, ela parecia iluminada por dentro, um poucofosforescente, mas sem dúvida era a minha mangueira, intacta, esperando por mim.

Olhei-a bem e não foi difícil encontrar, em seus ramos mais altos, o nicho defolhas verdes e perfumadas – como só as mangueiras sabem ter. Lá estava ele, também,intacto, reconheci até mesmo o galho mais forte em que me segurava com maior confiança, deixando a outra mão livre para proteger os olhos do sol e dos ventos domar largo. E de onde o menino, que nada vira do mundo até então, assombrado,avistava terras de Espanha, areias de Portugal.

 Carlos Heitor Cony (in "Eu, aos pedaços" - Ed. Leya, 2010)

-=-

Entre todas as crônicas publicadas no livro, tem alguma que você goste mais? Por quê? "É difícil responder. É o caso de perguntar ao pai ou a uma mãe que tem vários filhos qual é o filho predileto. Tenho a impressão de que gosto mais da “Areias de Portugal”, porque acho uma crônica bonita e verdadeira. Eu subia na árvore e via o mundo todo. Não estava vendo nada na verdade, só os telhados dos vizinhos, mas estava vendo coisas longe. Quando era criança, fazia muito isso, subia em árvores e ficava vendo coisas. Então essa crônica diz muito de mim mesmo." (de uma entrevista, publicada no Segundo Caderno do Jornal o Fluminense, em 27/06/2010.)


Nenhum comentário: