quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Breve biografia de Badanha.



Nasceu em 1813, numa cidade ficcional, Badanha. Até o presente momento é uma incógnita o seu primeiro nome. Há uma hipótese que ele tenha sido batizado por Otávio. Mas a mais forte indicação é que seu nome está ligado às navegações. Parece que um pesquisador encontrou numa biblioteca uma certidão em que está registrado com o nome de Henrique, o auxiliar do navegador. Sua árvore genealógica é de uma família nobre vinda do tempo escravocrata.
A mãe de Badanha era uma rainha e cozinheira de mão cheia e, o pai, um ourives. Impressionantes mudanças o fizeram conhecer metade do mundo e um dia teve a oportunidade de vir morar no Brasil com um pouco mais de vinte anos.
Foi um foragido; conheceu a fome. Conheceu a perda e o amor. Fez versos para suas amadas. Malemal sabia escrever, mas deixou uma obra onde há crônicas, contos e poesias. Essa obra foi escrita com a ajuda de uma mulher, sua amante? Ningué
m sabe. Utilizou-se de abreviaturas para esconder-se e para proteger-se. Uma de suas poesias ficou famosa por ele ter feito para um amor proibido. “Não vejo a hora que chova.../ apenas para te dizer:/ vamos para casa trocar essa roupa de baixo molhada.” As pessoas na vila quiseram saber de quem era a autoria de versos tão inspirados. Badanha não se pronunciou. Quieto, no seu canto avaliou a perspectiva de um dia ser poeta.
Badanha era um desses homens cuja paciência determinava a sua personalidade. Estava sempre a espera da mudança dos ventos. Ultrapassou a expectativa de vida, naquela época. E um de seus descendentes, teve mais de nove, escreveu num prefácio de uma coletânea da produção literária de Badanha que ele teria gostado de saber que a Princesa Isabel assinou um documento chamado Carta de Alforria.

 De Mara Paulina Arruda


Nenhum comentário: