sábado, 29 de setembro de 2012

Os franceses




Olhem em volta desta rodoviária. É tudo tão familiar e ao mesmo tempo tão distante e estranho. Estava esperando ele, o meu namorado, chegar. Olhando os meus pés para ver se as horas passam mais rápido. Quê nada! Parece o andar de uma tartaruga. Nada para fazer... Nos bancos homens, mulheres e crianças esperam... Um casal se despede em francês. Em francês? Humm... A curiosidade bate na minha janela e eu fico atenta para descobrir o que eles falam. É um bom passatempo. Consta nos altos da minha árvore genealógica que sou descendente desse povo. O bosque da obscuridade verbal. Começo a imaginar e a inventar o significado das palavras proferidas por eles. Sei lá porque carga d’água me lembrou da pintura Terceira classe de Tarsila do Amaral. Deu-me uma tristeza sem fim. Mas não por muito tempo. Prestei atenção no falar obscuro daqueles verbos aos quais eu ainda não decifrara. A mulher, com um lenço amarelo amarrado no pescoço, vestida com um tailleur de linho falava e gesticulava. O homem, um pouco mais moderado, respondia balançando a cabeça. Ouvi-o dizer Coisas que acontecem no bordado da vida: La passion, merci d’être venu, lês bêtes dela mer, Henry Matisse, galerie, merci... Espere um pouco: Eles estavam se despedindo e ela falou em Henry Matisse? Ah, esse artista eu sei quem é. Pensei em interrompê-los e me comunicar com eles, mas o ônibus que eu estava esperando chegou. Levantei-me e fui receber o meu amigo. Neste meio tempo, os franceses desapareceram. Au revoir, eu disse.

 De Mara Paulina Arruda

Nenhum comentário: