terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Eu não bebo Coca-Cola


I

Ninguém enforcará Bush, e no fundo, ainda bem. Mais forcas e condenações, na altura desse campeonato, soam como maior retrocesso. O máximo que pode acontecer é ele terminar com mal de parkinson, alzheimer, ou naturalmente senil (sem tremedeiras e/ou esquecimentos, apenas senil; velhinho, capenga com o olhar perdido), fazendo um mea culpa sobre sua péssima jornada terrena. E junto com ele, tantos outros, e quem verdadeiramente os comanda. Mas também pode terminar com um tiro na nuca ou na fronte, afinal, nunca se sabe como "a grande gerência" faz para se desfazer de seus equívocos.

II

No entanto, num vídeo (link abaixo) da BBC, os algozes de SH aparecem encapuzados. Ora, tá certo que a ONU sequer aprovou a invasão no Iraque, mas como entidade ou país algum se levantou contra a monstruosidade cometida contra o monstro, me pareceu oficial sua execução. E se foi de caráter oficial, gostaria de saber o porquê dos capuzes? Algum deles teme ser reconhecido nas ruas? Eles, por algum acaso, fizeram algo errado? (...)

III

Também gostaria de saber porque não mostraram o momento do enforcamento... Aquela coisa toda das pernas tremerem até o pescoço do sujeito se dar conta que não tem mais jeito, mesmo, e a alma desistir de se debater. Isso é um perigo para as mentes mais férteis. Sei lá, mas pode aparecer gente pensando que SH talvez não tenha morrido, mas entrado num acordo de se fingir de morto no chão, passar o reveillon na Suécia, mudar de cara, e fazer papel de agente duplo ou triplo, doravante, para futuros terrores sob encomenda, como é do feitio das nações do primeiro mundo, que não querem perder seus primeiros postos.

VI

Ok, deixemos as mentes férteis de lado. Só acho que... sei lá... mas por favor, que não me falem mais em Natal, nem citem as palavras do Sublime Peregrino, porque a maioria sequer as entendeu. A hipocrisia é nosso dialeto, enquanto nação global, e heróis são aqueles que contornam suavemente as situações, de forma paliativa, até que surja realmente alguém disposto a colocá-las em verdadeiras práticas. Em momento algum da história, se tem notícia do Oriente Médio atacando verdadeiramente o Ocidente e suas esquisitices. E isso, deveras, me preocupa. Vai chegar o dia em que se apanhará por não se beber Coca-Cola.



Mas há quem beba:

 Ricardo a Pozzo

Nenhum comentário: