segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lendas do Reino do Beleléu e os Presentes Perdidos




Todos conhecem a lenda do Reino do Beleléu, que fala sobre um lugar onde ficam as coisas perdidas, que ninguém consegue achar. Porém, o que poucas pessoas sabem são sobre as entidades que povoam este lugar mágico. Neste local há três criaturas principais: a Bruxa da Perdição, a Fada do Encontro e São Longuinho. Mas, também há os seres coadjuvantes, como sacis e duendes, por exemplos.
O esquema funciona assim: alguém perde uma coisa e o objeto em questão vai parar no reino do Beleléu. Porém, a mesma pessoa resolve fazer a seguinte oração:
" São Longuinho, São Longuinho, faz eu achar o objeto perdido, que dou três pulinhos."
Então, o prestativo santo vai para o Reino do Beleléu, tenta ludibriar a Bruxa da Perdição, pega o objeto extraviado e o coloca num lugar do recinto que não é nada óbvio. Assim, a pessoa acha o objeto e dá os pulinhos.
Geralmente, este santo é ajudado pela Fada do Encontro e os dois se dão muito bem.
Porém, como já foi explicado, a Bruxa da Perdição e o Saci-Pererê adoram deixar as coisas perdidas flutuando no Reino do Beleléu. Estas criaturas maléficas preferem o final do ano para esconderem as coisas. Veremos um causo destes abaixo:
Kelly gosta de contos de terror e participa sempre de uma comunidade virtual sobre lendas e causos. Lá, ela costuma postar as histórias que seu avô, um idoso viciado em cachimbo, conta. No final do ano, este grupo, resolveu fazer a brincadeira do amigo-secreto. Todos receberam presentes pelos Correios, menos Kelly. Assim, ela descobriu que a pessoa que lhe tirou mandou os presentes por Sedex. Mas, mesmo assim os regalos não chegaram. Por isto, a garota resolveu rezar para São Longuinho. Porém, naquela mesma noite, a menina sonhou com o Saci-Pererê ,que disse-lhe:
- Eu fui até os Correios e escondi seu presente no Reino do Beleléu. Porém, posso devolvê-lo se você colocar fumo do cachimbo, do seu avô, para mim na sua janela.
No dia seguinte, a garota fez o que o Saci pediu e naquela mesma noite ela sonhou com São Longuinho, que explicou:
- Brevemente, você terá a resposta.
Meses depois, o presente que a amiga-secreta de Kelly tinha lhe enviado voltou à remetente, com o carimbo de endereço insuficiente. Logo, a garota explicou a situação na comunidade virtual. Desta maneira, Kelly pensou:
- São Longuinho, Saci-Pererê e Reino do Beleléu existem, pois não são meras Lendas Urbanas.
Luciana do Rocio Mallon 

Nenhum comentário: