sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Delenda Cartágo ou os Romanos são Filhos das Pûnicas



O Têmpora, o Mores .

( O temporal não demora

ou

Os romanos são uns filhos das púnicas )

O Cônsul Marcus Censorinus nada tinha de humanitário ou pacifista, contudo, por intuição, sabia usar “ da psicologia” quando tratava com os seus adversários.

Quando este habilidoso guerreiro-diplomata se apresenta diante de Cartago, a grande cidade já era conhecida, “ no mundinho” daqueles tempos, como a mais rica capital de então.

Nela, as artes e o comércio já eram florescentes, assim como um tipo humano conhecido como “ pacifista”.

Marcius, “ bom de papo”, após as honras de estilo, se quis fazer impressionar junto aos representantes do Colegiado Cartaginez e, em seu discurso, realçou os inúmeros benefícios decorrentes de um estado de paz e as conseqüências ( e aqui ele caprichou no empostamento vocal) determinadas por um estado de guerra e, habilmente ,pois era muito sutil, conduziu a sua “falação”, dizendo logo “ de cara “.

“Livrez-moi vos armes et Rome se chargerá de vous proteger”

Claro que o “qüera” não “ hablava” francês, mas esta foi a mais próxima versão que eu consegui da realidade histórica e que, traduzindo-se livremente , quer dizer mais ou menos isto:

“O!, meus chapas..

.Entreguem-nos os seus exércitos e eu lhes asseguro que Roma se encarregará das garantias necessárias ao pleno desenvolvimento do Estado Cartaginês.

“ Tá na cara” que houve um entreolhamento geral, após o que a unanimidade no atendimento ao sugerido chegou às raias da loucura....

Parece que apenas houve um voto contra...

O voto de um ínclito Senador ( ói eles aí ....) que confundiu raias da loucura com a Raia é uma loucura , e que temeroso de uma sanção conjugal, tomou a posição que tomou.

Contudo, sentindo que o terreno lhe era propício, Marcius já se assanha e sugere mais,usando a conhecida tática de” cerca Lourenço ...” e, sem mais delongas retoma o discurso.

Gente !!! E estas galeras !!! Para mim elas “já eram...”

Diante da nossa tecnologia de ponta, elas não são mais que um aparato , cuja manutenção lhes deve estar a custar “ os olhos da cara “... e , cá p”ra nós... , eu quero considerá-las mais do obsoletas...

Sem querer ferir suscetibilidades, eu me atreveria a dizer que são “ é mesmo inúteis" .

Repi te o tó . ...Inúteis....de vez que, por meu intermédio, Roma se está propondo defendê-los contra qualquer tipo de inimigo...., no atacado ou no varejo...

E, mais uma vez , todos se entreolharam (inclusive o mais entreolhador foi o Senador Claudius... o da Raia ) e neste entreolhamento, houve alguns entreolhares com aparência inteligente...,mas ao final todos aquiesceram, todos concordaram, obedecendo “ ao estímulo”.

Aí , o Censorinus , “ que era um morde-assopra de lascar”,meio espantado com “ tanta panaquice”, arremata desassombradamente:

A perspicácia dos nobres componentes deste Egrégio Colegiado; a visão de futuro que lhes está alicerçando as decisões, que tornam histórico, este momento, me autoriza – posto que me sinto diante de homens maiúsculos – a lhes fazer a ponderação final.

E , em seguida, sapeca, sem maiores meneios , o arremate.

Eu atrever-me-ia lembrá-los ( eu acho que devia ser lembrar-vos, mas p”ra este tipo de gente ...)que a aquiescência às sugestões de que sou portador pode resultar numa revolta intestina ....

O que o Cônsul quis dizer foi... Vai dar merda... .

Dest’arte teremos que ocupar Cartago e, é evidente que ,se houver reação por parte da plebe ignara, as medidas poderão chegar a repressão armada, com as conseqüências que se podem imaginar..

E concluiu ...

Mas Roma, ciosa dos seus intereses e agradecida pela louvável compreensão dos dignos representantes, e , como uma espécie de “ressarcimento de preterição “, no afã de protegê-los contra manifestações de barbárie, quer permitir que os nobres senhores, seus familiares e escravos possam, com a proteção de nossas falanges, se estabelecer em qualquer lugar que lhes pareça seguro, absolutamente seguro, desde que seja no deserto e que esteja distante , no mínimo uns quatrocentos quilômetros da orla marítima.

Aí então, e só aí.... os nobres senhores de Cartago perceberam a dura perspectiva e tentaram esboçar , aqui e ali , alguma reação...., mas já era muito tarde...,pois o MST não estava...... ainda..... estruturado para "defender" e as FFAA cartaginesas.. profundamente desalentadas faziam bicos lá na Assíria.

Cartago foi feita prisioneira, incendiada com todos os seus habitantes e desapareceu da história.

“ Cette aventure, mon ami , bien qu’un peu anciene, contient cepandant d’asses modernes enseigementes “

Aecio Kauffmann para o Grupo Farroupilha.




Nenhum comentário: