quarta-feira, 8 de março de 2017

Lenda da Confeitaria da Holandesa



A Confeitaria da Holandesa é uma doceria com petiscos deliciosos e causos curiosos. Um certo dia, uma ex-funcionária, que pediu para não ser identificada, contou-me uma linda lenda sobre este lugar:
Na região rural de Amsterdã morava Ane, uma mãe-solteira que era doceira, e sua filha Helen. O sonho desta mulher era ser dona de uma confeitaria, por isto ensinava seus dotes culinários a sua filha, que dizia:
- Um dia a senhora terá a sua própria doceria.
Um certo dia Helen foi vender doces, no centro da cidade, e tentou atravessar o bosque, como de costume. Porém, uns bandidos mataram a pobre.
Sua mãe, quando descobriu esta tragédia, ficou inconsolável, mandou cremar o corpo da filha e colocou as suas cinzas dentro de uma boneca vestida de holandesa.
O tempo passou, Ane ficou idosa, doente e recebeu a visita de sua sobrinha Claire com o objetivo de cuidá-la. Mesmo assim a mulher faleceu. Desta maneira, sua parenta levou seus bens para sua casa em Amsterdã. Porém, a boneca ficou no porão.
Dora, uma menina de cinco anos de idade que era filha de Claire, vivia pedindo para aprender a cozinhar. Mas, sua mãe sempre negava, dizendo:
- Você é muito pequena para aprender as artes culinárias.
Um certo dia, Claire saiu de casa e sua filha subiu ao sótão. Lá, ela encontrou a boneca que pertencia a Ane e disse:
- Boa - tarde, eu sou a Dora e meu sonho é aprender a fazer doces.
Deste jeito, o brinquedo falou:
- Meu nome é Helen e posso lhe ensinar a fazer guloseimas.
Desta maneira, a boneca foi até a cozinha e ensinou algumas receitas para a garota. A partir daquele dia, toda a vez que Claire saía, a boneca ensinava a menina a fazer doces.
Algum tempo se passou e chegou a Segunda Guerra Mundial. Então, levaram Claire a um campo de concentração. Porém, sua filha escondeu-se num navio e acabou desembarcando no Brasil.
No novo país ela começou trabalhando como empregada doméstica de uma viúva rica e sem filhos, que logo simpatizou-se com Dora. A mulher vendo que a empregada tinha excelentes dotes culinários, acabou abrindo uma confeitaria com ela, no final dos anos 50.
Dora colocou a boneca Helen ao lado do caixa para dar sorte. Por isto, o estabelecimento levou o apelido de A Confeitaria da Holandesa.
Alguns anos depois a viúva morreu e a doceria ficou para sua fiel funcionária.
Uma certa noite, ladrões invadiram a doceria. Mas, no momento em que eles estavam mexendo no caixa, a boneca vestida de holandesa pegou um rolo de macarrão e bateu nos bandidos. Após isto, a polícia recebeu uma denúncia anônima, entrou no lugar, viu dois marginais feridos e uma boneca com um pau de massas na mão.
O tempo passou e até hoje a Confeitaria da Holandesa faz comidas incríveis. Sem falar, que a boneca vestida de holandesa continua no mesmo lugar: ao lado do caixa.
Luciana do Rocio Mallon


Nenhum comentário: