terça-feira, 15 de novembro de 2016

Lendas do Bosque São Cristóvão



O Bosque São Cristóvão, localizado no Bairro Santa Felicidade, na cidade de Curitiba tem muitas Lendas Urbanas, leremos algumas abaixo:

A Estátua do Tesouro:

Há anos atrás, na Itália, existia uma camponesa obesa chamada Gioconda. Por ser gorda e solteirona, a pobre sofria "bullying" das pessoas da aldeia onde morava. Pois, era xingada de: baleia, feia, elefanta, coroa virgem, etc. Além disto, havia uma lenda de que esta mulher solitária escondia um grande tesouro em sua casa. Por isto, sua residência, era sempre alvo de vândalos e ladrões, que penetravam no seu lar, quando a pobre estava na lavoura. Porém, os bandidos nunca acharam nada.
Esta donzela, também era muito devota de São Cristóvão e tinha uma estátua enorme dele na sala. Reza a lenda que ela, ás vezes, conseguia falar com este santo.
Um certo dia, Gioconda foi convidada para morar no Sul do Brasil. Assim, como a mulher estava cansada de "bullying" ,aceitou a proposta.
Deste jeito ela entrou no navio, agarrada com sua estátua de São Cristóvão. Mas, a sua esperança acabou quando viu que alguns de seus inimigos, da antiga aldeia, também estavam naquela viagem.
Desta maneira, ela aportou no Brasil e fixou residência, num lugar onde hoje em dia é o bairro chamado Santa Felicidade. Gioconda montou seu sítio, onde plantava verduras e legumes para vender. Todos os dias, esta mulher ia num bosque fazer suas orações.
O tempo passou e Gioconda adoeceu. Reza a lenda, que mesmo doente, esta senhora enterrou a estátua de São Cristóvão no seu bosque favorito e que esta imagem estava cheia de jóias valiosas dentro. No momento, em que ela escondia a estátua, Gioconda disse:
- Um dia esta floresta se chamará Bosque São Cristóvão.
Então os anos se passaram e aquele lugar recebeu este nome, conforme a mulher previu. Porém, até hoje, ninguém achou a imagem com o tesouro dentro

A Rainha da Uva:
Nos anos 60, existia no Bosque São Cristóvão, um evento chamado Festa da Uva, onde havia a competição do melhor vinho da região e um concurso chamado Rainha da Uva.
Naquela época existia uma moça chamada Ruth, que sempre ganhava concursos de "miss". Reza a lenda que ela costumava seduzir os rapazes para depois abandoná-los e que por isto era odiada pelos homens do bairro. Naquela época Ruth estava recenbo ameças pelo telefone e bilhetes com mensagens, estilo:
" - Você pagará pelo que fez!"
" - Ruth, você não deveria brincar com os sentimentos das pessoas"
" - Desovarei seu corpo no Bosque São Cristóvão"
Mas, esta moça nem ligava para as ameaças, pois achava que tratavam-se de brincadeiras de algum ex-namorado despeitado.
Um certo dia, Ruth foi convidada para participar do concurso A Rainha da Uva. Então, ela se vestiu com roupas típicas das bailarinas da Itália, desfilou e ganhou a competição.
Depois que recebeu a coroa, a garota recebeu um bilhete, entrou dentro do mato e despareceu. Alguns dias depois, as autoridades acharam o corpo da miss esfaqueado, mas ainda com as roupas típicas e a faixa de Rainha da Uva. Até hoje, não foi descoberto a identidade do assassino.
Porém, reza a lenda que toda a Festa da Uva, o fantasma de Ruth aparece com roupas típicas italianas e com sua roupa de miss. Assim, seduz um rapaz no evento, leva o pobre para o mato e ele desaparece para sempre.


Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: