domingo, 30 de dezembro de 2018

Diálogo monológico comum louco

        

Esta velha angústia,
Esta angústia que trago há trinta anos em mim,
Roubada de algum infindável e inefável
Verso escuro do Universo,
Está seca, no fundo da vasilha.

Porém, ambas são infinitas,
Como o âmbar das baleias
Para os economistas japoneses...

Minhas lágrimas são de mitos solidamente reais
E de realidades imaginadas
Por redes neuronais americanas
Alimentadas por solidário sarcasmo coreano.

Meus pesadelos têm capa de sonho.
Por isso, nem eu mesmo me digno a pesquisar
Essas páginas amareladas
Que compõem meus pensamentos,
Meus pobres pensamentos
Que agora são comida
Das Traças dos Sentidos...

O tratamento futuro emudece e se amorna,
Enquanto o horror toma a incrível forma
De um câncer cordial de lorde inglês.
E é por isso que, agora, emociono-me até ao ver
O Jornal Nacional
E ando a achar sentidos até na mais sensata estupidez,
Como quem ri da piada da televisão,
Enquanto a função mute está ativada
E os olhos virados para o vaso em cima da mesa...

Minha loucura tira nota dez no colégio.
Sequei.

Sei como conduzir a vida,
Mas não tenho carro.
Esqueci a direção,
Não tenho direção para apoiar
As emoções e as mãos
E meus pés continuam teimando em pisar
O escarro e o barro
De estradas esquecidas por asfaltos.

Prefeitos e respeitos com ares rarefeitos
Continuam vindo do alto.
Porém, aqui em baixo,
Na Idade Média da minha Viamão,
Meu mundo ainda continua desfeito,
Sempre vivendo o mesmo fim...

E o mal estar prega-me peças no crânio
Com pregos de 18 polegadas!

Também concordo contigo, meu amigo:
Se pudesse conscientemente confundir o joio com o trigo
E endoidecesse deveras...
Seria só mais um ninguém que é só mais um alguém
Dentro de um quarto,
Ocupando um lugar e um momento
No espaço e no tempo,
Embora esteja em outro momento e em outro lugar
Misteriosamente fora do tempo e do espaço,
Jogando Texas hold’em com as divindades...

Mas não: eu também moro no apartamento do Entre,
Nos espaços que formam os espaços
E vivo a vida naquele momento metafísico
Entre as passagens dos segundos.

Somos dois internados em manicômios sem manicômios
Mas tu, pelo menos, tinha tu em heterônimos...
Enquanto eu, eu só tenho sociedades anônimas
No meu cérebro...
E como queria que fosses nosso acionista majoritário!

Não preciso de geladeira para meu sorvete cerebral,
Resolvo equações matemáticas na praça da cidade,
Não reconheço mais a música da moda,
Mas visto as mesmas calças jeans que os outros.

Também durmo e sonho desperto
E minha loucura também é feita
De paradoxos semânticos.

Mas não invoco a pena da velha casa
Nem da infância.
Pois ela ainda está aqui, cercando-me,
E eu já era louco, ainda que não soubesse.

Mesmo que tivesse tido religião ─ como de fato tive! ─ ,
Não teria tido realmente religião,
Porque o pensamento puro não tem nada,
Não sabe nem mesmo sua própria biologia.

Por isso que nenhum manipanso conseguiria
Ajudar-me: nem Jesus, nem Zeus,
Nem Amaterasu Oomikâmi,
Nem a humanidade, nem aquele estranho mito
Daquele deus antromomórfico vindo de África...
Não vejo mais nenhuma divindade nem naquilo em que sê crê...!

Mas o tudo ainda é, sim, o que pensamos de tudo
E é por isso que eu sempre repinto, todos os dias,
Meu coração de vidro, que nem o teu e o do Sérgio Sampaio!

André de Castro

Nenhum comentário: