quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Finados faz pensar nos mortos - mas como disse uma amiga, ainda vivos - e lembro de uma grande amiga que partiu, acho, em 2006, Margarida Ribeiro. Portuguesa. Não pegou o tempo e o plantão deste fcbook e fico imaginando, ela que já teria por volta dos quase sessenta anos, uma vida de paz na quinta que construiu e uma janela de acesso aos amigos. E de como escrevia bem sobre tanta coisa, inclusive a cultura portuguesa. Lembro de um fato engraçado: visitávamos as grutas de Santo António, ali perto do santuário de Fátima e ela ia me mostrando as formações estranhas, estalactites e estalagmites dando uma réplica de algo, seja um boneco, uma forquilha, o rosto de um caprino. Eu gostava de brincar, gostava que risse. Vi que uma vassoura abandonada por algum funcionário estava onde não deveria estar, no canto de uma das paredes da gruta e disse "Olha lá, o tempo da rocha moldada por milênios formou uma bela vassoura: parece uma de verdade..." Sim, generosamente ela ria. Eu, o bobo, me pegava com piadas. Ela conheceu minha criança. Saudades.

André Ricardo Aguiar. João Pessoa, Paraíba · 

Nenhum comentário: