segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

COMO É LINDA MURIAÉ POR NÉLSON RODRIGUES




1- Amigos, certa vez, o Otto Lara Resende recuou três passos, avançou outros três e declarou, de fronte erguida – “O mineiro só é solidário no câncer”. Julgamento, como se vê, extremamente amargo e, eu diria mesmo, crudelíssimo. Mas um mineiro que fala dos mineiros tem cem anos de perdão. E o meu amigo nasceu lá na montanha.
2- Fiz a reflexão acima para concluir – eu não sei se o resto de Minas “só é solidária no câncer”. Outro mineiro, como o Otto, que confirme ou negue. Mas eu sou um vago pernambucano. E posso dizer que Muriaé, pelo menos Muriaé, não tem nada a ver com a frase citada. Muriaé é solidária, não só no câncer, mas em tudo o mais. Não há cidade mais solidária, e doce, e fraterna, e lírica e brasileira. Aí está dito tudo – Muriaé é brasileira de alto abaixo, brasileiro nos seus costumes, sentimentos, idéias. Eis uma terra embebida da bondade de nossa gente.
3- Eu estive lá, sexta e sábado. Ia-mos, a Viúva Mario Filho, eu e minha esposa, Lucia, assistir à inauguração dos “Jogos da Primavera Mário Filho”. O Professor Marcos Coutinho Loures, uma admirável figura, batera o telefone para min – “Não falte”. E repetiu – “Não falte”.Amigos, eu estava devorado pelas minhas obrigações profissionais. Mas como resistir a uma convocação de Muriaé?
4- Fui e vi a abertura dos “Jogos de Primavera Mário Filho”. E uma coisa eu quero dizer- eu atravessaria três desertos para viver a mesma experiência. Chegamos lá e fomos recebidos pelos Professores Marcos Coutinho Loures e Lúcio Gusman. Duas esplêndidas criaturas, inteligentes, cultas, sensíveis e frementes de idealismo. Na primeira volta pela cidade percebo o óbvio ululante – não há povo mais cálido, mais generoso de uma alma tão amiga, tão irmã.
5- O Professor Marcos Coutinho Loures explicou que a idéia de uma homenagem a Mário Filho teve, em toda Muriaé, uma adesão unânime e fulminante. Todos quiseram colaborar, a começar pelo prefeito Hélio Alves de Araújo. Por toda a parte, um entusiasmo total. A juventude vibrou. Todos ali, sabiam quem foi ou quem é Mário Filho. Eis a verdade – o grande “homem não envelhece, não morre”. O que Mário Filho disse, escreveu, fez, as suas idéias, os seus exemplos, suas realizações, suas utopias, tudo isso está no ar, difuso, volatizado, em forma atmosférica. Continuamos a respirar Mário Filho.
6- Quando eu vi o desfile inaugural, em Muriaé, senti, como Mário Filho está vivo. Na bela cidade mineira, era uma formidável presença. Mas eu falei que minha viagem a Muriaé foi uma dessas luminosas experiências de vida que ninguém esquece. Um povo todo veio para a rua. De repente, aconteceu apenas isto: - uma massa de crianças gritando: “Mário Filho! Mário Filho! Mário Filho!” Pode-se imaginar uma homenagem mais comovida, mais linda, ao criador dos “Jogos da Primavera” e dos “Jogos infantis”? Naquele momento, a minha vontade foi a de me sentar no meio fio e começar a chorar.
7- Apertei a mão de figuras admiráveis. Assim, o prefeito Hélio Alves de Araújo, Gilson Vianna, Diretor Geral dos “Jogos”; e um sentimental que está sempre a um milímetro da lágrima, Wilson Filgueiras. Amigos, geralmente eu tenho um santo horror ao discurso. Mas Lucio Gusman reabilitou a figura do orador. Sua oração foi brilhantissima. E o que dizer de Marcos Coutinho Loures, um belo espírito, um coração bem brasileiro. A Viúva Mário Filho teve todas as honras. Saí de lá certo de que era profundamente irmão de cada habitante de Muriaé.

MARCOS COUTINHO LOURES


Nenhum comentário: