quarta-feira, 12 de junho de 2019

NEGRUME





Acordei no dia,...
... Em que o dia,...
Não acordou.

Abri, e olhei pela janela
E no céu,... Não havia sol.
Merda!!! Machuquei a canela
Ressaqueado ao léu
Será que bebi etanol?

No alvoroço vizinhante
Desvendei a rua
E na escuridão brilhante
Entendi a realidade nua.

A noite engolira o dia
Nunca imaginei viver
Para esse dia não esquecer
Foi-nos avisado que viria.

Retrocederíamos à pré-história
Envenenaremos nossa memória.
A energia fóssil nos matara
Nem mais a brisa poluente enxergara.

Voltei p’ra casa e liguei a televisão
Cada qual relatava sua verdade para a nação.
O SBT dizia que o Silvio tinha a solução
Acharia um novo sol para a importação.
Pastores da Record pediam um dinheirão
Para a nossa salvação.
A Globo especulava um apagão
De enorme proporção.
A Band divulgava que foi uma armação
Para o São Paulo ser de novo campeão.
A Cultura ciênciava tal explosão
Em outra dimensão.
Alguns noticiavam uma invasão.
Todos perderam a razão.

Divaguei: como só a televisão funcionara?
Nem liguei, de que isso me importara.
Vai ver foi uma sabotagem
Aqui ninguém vai preso, é tudo uma sacanagem.

Pensando bem, isso só favorecia aos políticos
Mais ninguém, veriam suas cagadas.
Extinguir-se-iam os críticos
Apagar-se-iam suas pegadas.

Sem rios para represar
Sem florestas para respirar
Isento de recursos naturais
Viveríamos como os animais
Que nós mesmos empalhamos
E que por vezes calçamos.

Minha sogra me ligou
Informando que minha mulher morreu.
Lamentei o que o destino me reservou:
A víbora viveu.

Previa que mais imposto pagaria.
Devia até o avarento da padaria.
Meu cartão de credito só havia debito.
Meu patrão inepto
A todos nós demitiria.
Era o que eu queria.

As mulheres feias seriam abençoadas
Os cegos seriam enxergados
Os ricos se isolariam medrados
As prostitutas permaneceriam casadas.

Os narcisistas suicidariam maquiados
Os pobres não mais seriam os culpados
Os atendentes do INSS seriam surrados
Os banqueiros seriam roubados.

As roupas podem ser as mais rasgadas
As lojas serão saqueadas
As fronteiras vão ser mais vigiadas
Aos Estados Unidos bombas serão lançadas.

Sem mais se esconder aparecerá Osama
O que fará Obama?
E Hugo Chávez viverá sem a fama?
Lula cairá de cama
Pois no congresso haverá mais lama.

Nas rádios sem mais ensejos
Não ouvirei mais sertanejos
Sem acreditar, realizei meus desejos.
Pausando meus bocejos
Do céu ouço trovejo
Porem sem lampejos.

Nessa noite,...
Acordei de dia
Sobressaltei com uma voz estridente
Pensei ser coisa da minha mente
Mentira,...
Minha esposa estava toda contente
Revelando que sua mãe ia almoçar com a gente.
Retira,...
Sai assombração da minha frente
E leve contigo essa serpente.

Descobri... Que adormeci embriagado
E sonhei acordado
Mas,... O maior pesadelo
... Foi para realidade eu ter retornado.

CHICO DE ARRUDA.
Francisco De Arruda Bezerra     
3 de setembro de 2011

Nenhum comentário: