quinta-feira, 23 de agosto de 2018

"O GATO E A RAPOSA"


 (Fábula de Esopo,numa adaptação minha)

Um gato,cansado de aturar o dono,resolveu ir dar um passeio.Foi andando sem destino até que entrou numa floresta onde encontrou uma raposa,que se aproximou dele dizendo:
-Com a crise que por aí anda,tens muita sorte em estares ainda vivo.
-E tu?Pensas que não corres perigo?-Perguntou o gato.
-Sei muitos truques!...Por piores que as coisas estejam eu escapo sempre.
-Muitos truques?....Eu apenas sei um.E se esse me falha estou perdido.-Respondeu o gato pensativo.
-Se eu pudesse ensinava-te os meus.Mas da maneira que as coisas andam...salve-se quem puder!-Exclamou a raposa abanando a cauda.
-Tens razão.Salve-se quem puder-Respondeu o gato olhando-a de soslaio.
Nesse instante,ouvio-se o som de um tiro de espingarda seguido do ladrar de cães.Imediatamente,o gato trepou a uma árvore fazendo uso do único truque que sabia.Enquanto isso,a raposa tentava escapar dos caçadores,mas os cães,eram tantos que depressa a apanharam,não lhe servindo de nada,os muitos truques que afirmava saber.
De cima da árvore o gato que se sentia seguro murmurava:
A tecer truques com manha|Há seres muito esquisitos|São como as teias de aranha|Só lá caem os mosquitos.

(Fábula do meu livro os "Filhos da Selva".Jacinta Lopes)


Nenhum comentário: