– Bom dia, professor, aqui é Luíza, do Departamento de
Desideologização de Material Didático da editora.
– Bom dia, Luíza. Em que posso ajudar?
– É sobre algumas modificações que precisamos que sejam
feitas no seu livro.
– Mas eu sou professor de matemática, filha…
– Sim, mas tem uns problemas.
– Meu livro é para o ensino fundamental…
– Então. O seu caso é simples, o senhor vai ver.
– Fale…
– Logo no início, nos exercícios de adição. Tem o exercício
6 na página 23, “João não conseguia dormir então começou a contar os
carneirinhos que, na sua imaginação, pulavam uma cerca”.
– E qual o problema?
– O problema é que os carneirinhos pulando a cerca são uma
crítica velada aos enclosements ingleses e uma referência à acumulação
primitiva do capital. Propomos mudar para “franguinhos entrando no navio, que o
pujante agronegócio brasileiro exporta para a Europa”.
– Ninguém conta frangos para dormir.
– Justo, por causa da ideologia que sataniza o produtores
rurais que põem comida na nossa mesa. Tem outro, mais para frente, na página
32, o exercício 7 diz que “Rita tinha 18 bananas e comeu 4”. Bananas é uma
referência ao Brasil como uma Banana Republic, não pode.
– Troca por laranjas.
– Aí seria uma crítica aos prestadores de serviço
financeiros que ajudam os empresários a impedir que o governo tome seu dinheiro
através dos impostos. Trocamos por abacaxis.
– Abacaxis? Ninguém come quatro abacaxis.
– Sim, também trocamos “comeu 4” por “vendeu 4 livremente
realizando um justo lucro por seu esforço”.
– As crianças de 8 anos vão entender isso?
– Vão entender se for explicado, se a ideologia deixar de
ocultar delas como as relações comerciais fazem justiça a quem produz.
– Ah, tá. Mais alguma coisa?
– Tem mais umas coisinhas, eu mando por e-mail. Mas o mais
grave é a parte final do livro. Precisamos marcar uma reunião para rever os
capítulos 7 e 8.
– Divisão?
– Isso. Divisão é um conceito marxista que não pode ser
usado para doutrinar as criancinhas.
– Mas como as crianças vão aprender aritmética sem divisão?
– Nossos especialistas estão finalizando uma proposta. A
ideia geral é mostrar que a divisão pode ser correta, desde que a operação
reflita que, por exemplo, 100 reais divididos por 100 pessoas resulte em 99
reais para uma e o real restante dividido entre as outras 99.
– Mas isso acaba com a Matemática!
– Acaba com a Matemática Igualitária e Comunista que imperou
até hoje, professor, e a substitui por uma matemática mais justa! Já temos até
um projeto de lei para ser apresentado ao Congresso tornando obrigatório o
ensino da Matemática Meritocrática!
Paulo Cândido
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