terça-feira, 23 de outubro de 2012


peguei o ônibus para ir até o trabalho . Quando , de repente , duas mulheres se despediram e uma falou para a outra :
- Feliz horário de verão !
Naquele momento estranhei a expressão . Pois eu já tinha ouvido : Feliz Natal , Feliz Ano Novo , Feliz Sete de Setembro , Feliz Páscoa , Feliz Reveillon e até Feliz Carnaval . Mas Feliz Horário de Verão eu nunca tinha ouvido falar até aquele momento .
Naquele dia , na loja em que eu trabalho , vendi um casaco para uma cliente que era professora . Quando esta mestra saiu da loja , cumprimentou – me exclamando :
- Tenha um Feliz Horário de Verão !
No final do expediente peguei meu coletivo de volta para casa e quando desci no ponto perto da minha residência , o motorista disse :
- Feliz Horário de Verão !
Entrei em casa e refleti :
- Acho que as pessoas fizeram bem me desejando um feliz Horário de Verão , afinal nunca fico contente com este horário . Levanto de manhã cansada com uma sensação de que não dormi direito . Quando espero ônibus cedo , está tão escuro que tenho medo de ser assaltada no ponto . Sem falar que , realmente , acredito nas seguintes lendas urbanas sobre o horário de verão :
- Este horário prejudica o relógio biológico ;
-Ele tira mais tempo de vida das pessoas pois ficamos sem horas a mais nestes dias ;
- O engenheiro inglês que inventou este horário pertencia a uma seita pagã de origem celta , pois na antiguidade os celtas adiantavam seus relógios quando entravam na primavera e este horário especial ia até o final do verão com o objetivo de fazer rituais para o deus Sol ;
- Os assaltos de manhã cedo aumentam porque as pessoas saem para trabalhar uma hora antes , quando está sempre escuro .
Realmente por acreditar em tudo isto e passar mal durante este período é que devo agradecer a todas as pessoas que me desejaram um Feliz Horário de Verão . Pois até hoje tive só horários de verão infelizes .
Portanto , também , desejo a você leitor :
- Um Feliz Horário de Verão !

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: