'O ambiente comunicacional organizado e pautado pela mídia
tradicional é o reino das obviedades, terreno fértil para o populismo e a
manipulação. Nesse território se edificam não apenas as carreiras políticas
inexplicáveis, como algumas fortunas que desafiam as teorias de
sustentabilidade do capitalismo.
Parte dos conflitos que vimos crescer nas ruas a partir de
junho de 2013 tem origem nessa incapacidade das instituições de aprofundar a
compreensão do Brasil contemporâneo.
Presos a essa roda de ignorâncias por aceitarem a
dependência de um sistema de mídia limitador e intelectualmente modesto,
governantes que deveriam tomar a iniciativa da mudança não se mostram capazes
de inovar. Os candidatos ao cargo mais elevado do sistema de poder, colocados
diante da oportunidade de expor o que se espera sejam ideias inovadoras,
repetem velhas receitas genéricas.
A imprensa compra qualquer coisa e repassa ao público o que
é o desconhecimento geral do Brasil sobre si mesmo'
--por Luciano Martins Costa, via Observatório da Imprensa
[título original: 'O que é de (des)conhecimento geral']
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